QUEM SOMOS

Didática e Autonomia: A escola deve ensinar o aluno a entender e refletir sobre os problemas de maneira global.

O maior valor da educação é ensinar o aluno a pensar. Ao atiçar o pensamento, a forma do estudo também muda. Não basta dizer que o consumo exagerado degrada o Planeta, o aluno deve entender essa cadeia e pensar em soluções para evitar a destruição dos recursos naturais. Aliado a isso, a participação da família é perfeitamente fundamental.

“A escola é mais uma maneira de educar. Família, amigos, televisão e internet também são formas de educação.”
Mario Sergio Cortella – Escritor e professor da PUC-SP

[ ENSINO FUNDAMENTAL ]
O SENTIDO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA HUMANA: O CEMP entende o ensino como algo que acontece no plural, porque estamos todos envolvidos. Somos, cada um que compõe essa escola, não importa sua área ou nível, educadores por excelência. Livros, cadernos e equipamentos são itens preciosos e, certamente, imprescindíveis. No entanto, valorizamos, em primeira instância, a sofisticação que se dá nos relacionamentos. Isso é construção humana, permeada por processos de troca num consequente crescimento pessoal e, em maior escala, social.”


Emoção e Comunicação: Lucidez é externar com clareza seus pensamentos.

Pessoas lúcidas são as que luzem, ou seja, emitem ‘luz’, e seu traço principal é a coerência de idéias. Lúcida é o nome que se dá à estrela mais brilhante de uma constelação, também chamada estrela alfa. Lúcida também é a designação de uma técnica de lapidação de diamantes que confere à pedra um brilho maior, que se traduz em imensa beleza e valor. Pessoas lúcidas também são assim, brilham mais através da maneira como se comunicam.

“No princípio é a relação. A relação, o diálogo, será o testemunho originário e o testemunho final da existência.”
Martin Buber – Filósofo, em Eu e Tu – 1974.

[ ENSINO MÉDIO ]
A ARTE DE DAR À LUZ: Os resultados obtidos por nossos alunos representam investimento em tempo e dedicação. Tempo é a extensão da experiência vivida na escola, garantindo volume e equilíbrio no aprendizado. Dedicação nada mais é que a soma de perspicácia e persistência, de cada aluno, em busca de suas conquistas. Para desenvolver isso precisamos de emoção. A sociedade valoriza o quociente intelectual, entretanto, a saúde emocional é decisiva para a nossa felicidade. O CEMP, através de seus mestres, incentiva o desenvolvimento das emoções e busca servir de facilitador no processo de aprendizagem, permitindo que cada jovem aprenda a fazer suas escolhas, ao incitá-los na direção das melhores respostas.

—-
Sine qua non: Contradições, erro e criatividade colaboram para as transformações.

Estar aberto às mudanças é condição sine qua non (imprescindível) para que o ser humano experimente crescimento e liberdade. Incentivar o aprendizado é abrir janelas, deixando a luz e o ar entrarem. Significa confiar no potencial das pessoas para aprender por seus próprios meios, valendo-se de sua natureza humana. Convém não atrapalhar, porém, facilitar. Pais e mestres são facilitadores da aprendizagem, não inoculadores de idéias. Conhecimento não se transfere, constrói-se a partir de estímulos, como a curiosidade, e de substratos intelectuais, como os livros.

“Precisamos de ambientes em que as pessoas possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes.”
Lev Vigotsky – Psicólogo e educador.

[ PRÉ-VESTIBULAR ]
EDUCAR É ENSINAR A PENSAR: A filosofia do CEMP permeia sua prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo. Já prestes a entrar na universidade, o aluno conta com o nosso apoio junto às suas expectativas sobre o futuro. Não transferimos conhecimentos, oferecemos significados. Não damos conselhos, mostramos exemplos. Na reta final, antes de partir para o ensino superior, qualquer jovem anseia por apoio e companheirismo. Nesse momento, em que valem a palavra amiga e a compreensão, ressaltamos o valor da emoção no aprendizado. A informação desprovida de sentido e de sentimento não cala na alma, não gruda na mente, não se acomoda na memória. No último instante antes da prova, vale lembrar-se das histórias escritas com os amigos e professores, enquanto virava cada página do livro.

10 respostas a QUEM SOMOS

  1. fernanda diz:

    Qual o numero de telefone do cemp?
    Obrigado.

  2. Se eu acertar 50% da prova do bolsão 2013, quanto eu irei pagar? Irei pro 6º. Obrigada.

    • Oi, Yasmin. Existe um número determinado de bolsas para cada série e a distribuição é feita por classificação e não por percentual de acerto. Nesta quinta-feira o resultado já estará disponível na secretaria da escola. O telefone é 2665-1300.

  3. Flipe diz:

    Qual é o e-mail da direção?

  4. Aurélio Forbellone diz:

    Qual e-mail para contato publicitário?

  5. Gláucia Maria Pinheiro da Cruz diz:

    Boa tarde, meu nome é Gláucia e gostaria de saber se a instituição de ensino está contratando professores do o enino fundamental para o ano letivo de 2014? Obrigada!!!!!!

    • Oi, Gláucia. Por favor, entre em contato com a nossa secretaria para mais informações sobre contratações para o próximo ano letivo.

      O telefone é 2665-1300.

      • mércia diz:

        Olá, gostaria de saber se vocês contratam auxiliar de professor de ed. infantil ou estagiárias com remuneração nessa área, estou cursando o terceiro período de pedagogia na Estácio e ficaria satisfeita em fazer parte de sua equipe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s