Como argumentar na redação do ENEM?

Sem dúvidas, a redação do ENEM é a matéria que mais preocupa os estudantes que irão prestar o exame. Em geral, isso acontece pelo fato dela ter um peso  importante na hora de contabilizar a nota do aluno.  

Sendo assim, separamos algumas estratégias de argumentação, um dos cinco critérios de avaliação da banca corretora, para você mandar bem na defesa do seu ponto de vista. Confira:   

  1. Utilize dados estatísticos e pesquisas
    Dados estatísticos e pesquisas qualitativas reforçam a expressividade da argumentação e dão força à credibilidade da posição adotada pelo autor. Ademais, é um ótimo método de convencimento do leitor.
     
  2. Cite exemplos reais
    O exemplo é sempre um elemento que traz força para a defesa do ponto de vista, uma vez que é a melhor forma de comprovar uma opinião.
     
  3. Utilize citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto
    A fim de dar mais sustentação e credibilidade ao texto, a utilização de citações de especialistas no assunto (líderes políticos, artistas, filósofos, historiadores) é uma importante tática.
     
  4. Faça alusões históricas e comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos
    Essa estratégia tem duas vantagens: possibilidade de comprovar a sua opinião e dar maior credibilidade ao texto, visto que “entender da história” significa demonstrar autoridade no conteúdo abordado; e uso da intertextualidade, bem aceito pela banca corretora. 

Por fim, lembre-se de que essas informações devem vir de fontes confiáveis para que o seu argumento seja válido e preciso. 

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s