Precisamos falar sobre sentimentos 

Desde pequenos, somos colocados frente a um turbilhão de sentimentos e sensações, os quais nem sempre conseguimos lidar da melhor forma. Isso acontece porque, apesar de ser um assunto extremamente importante para o nosso desenvolvimento, a compreensão das nossas emoções é pouco explorada e estimulada no cotidiano.  

Sabendo da importância dessa questão, o CEMP realiza atividades que buscam desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos através das aulas do Laboratório Inteligência de Vida, isto é, do LIV.  

Mas, afinal, o que seriam essas habilidades socioemocionais?  

As habilidades socioemocionais representam um conjunto de competências que cada pessoa possui, tendo como objetivo compreender a sua relação consigo mesmo (intrapessoal) e também a sua relação com outras pessoas (interpessoal). 

Compreende-se, também, que essas competências não são fixas: são habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar. Assim, os alunos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.  

 

Qual a importância do desenvolvimento dessas habilidades?  

É preciso perceber que as habilidades socioemocionais são tão importantes quanto obter conhecimentos acadêmicos tradicionais, porque, na verdade, eles estão conectados. Por promover a autoconfiança e a motivação, estas habilidades tornam os alunos mais responsáveis e focados, fazendo com que tenham mais facilidade em aprender matérias como matemática e interpretação de texto.  

Sem deixar de mencionar o fato de que o desenvolvimento dessas competências ajuda as pessoas a serem mais felizes, terem sucesso profissional e conviverem melhor em sociedade, se tornando essenciais para que o indivíduo consiga lidar com os desafios do século 21 e suas complexas transformações sociais, tecnológicas, ambientais e econômicas.  

Por que incentivar o método desde cedo? 

A educação infantil é a área de maior potencial para começar a desenvolver as habilidades socioemocionais, por ser o momento no qual o ser humano está formando a base de seu conhecimento e sua visão de mundo. É nessa etapa em que vão se estruturar as habilidades que serão levadas para a vida toda e, dessa forma, influenciar a qualidade e sucesso ao longo de sua vida. 

É por isso que o CEMP acredita que o colégio tem um grande papel ao começar a enxergar os alunos como um ser humano completo, e não alguém capaz de assimilar apenas conhecimentos específicos. 

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s