Entenda a nova banca do ENEM

Dois mil e dezessete é, sem dúvidas, o ano da inovação para o Enem.  Após cerca de 600 mil pessoas serem entrevistadas sobre quais mudanças gostariam de ver no sistema de avaliação do exame, serão implantadas algumas alterações como a realização do mesmo em dois domingos e as provas de Linguagens e Matemática feitas em dias distintos.

Além disso, outra modificação vem chamando bastante a atenção daqueles que irão realizar a prova: a troca da banca examinadora do ENEM. Você sabe no que isso implica?

Desde 2009, o ENEM era organizado por duas bancas, a Cesgranrio e a Cebraspe. Entretanto, este ano o INEP decidiu não renovar o contrato com essa última. Dessa forma, o exame será aplicado e organizado por um consórcio entre Vunesp, Cesgranrio e a Fundação Getúlio Vargas.

Com isso, muitos estudantes estão preocupados por pensarem que haverá uma alteração no padrão de questões já conhecido e visto nas provas anteriores.  A verdade é que, unicamente e exclusivamente, quem elabora as questões do exame é o INEP ao se basear numa coletânea com mais de 10 mil questões de todas as áreas de conhecimento.

Sendo assim, não há motivo para desespero, visto que o INEP continuará elaborando as questões como sempre. Portanto, a única diferença é que a Vunesp ficará responsável pela correção das redações, enquanto a FGV e a Cesgranrio cuidarão das provas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Enem/Vestibular, Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s