“Pais devem estar atentos à Cultura do Consumismo”, afirma professora

Educar é compartilhar. Em tempos de redes sociais, no entanto, “compartilhar” ganhou conotações que, muitas vezes, se distanciam do verdadeiro sentido dessa palavra. “Compartilhar tempo, valores, experiências e presença influencia diretamente na educação de crianças e jovens e na forma como eles se relacionam com os outros”, afirma a professora Leíse Vianna André.

Leíse é pedagoga, pós-graduada em metodologia do ensino superior e leciona Português, Redação, História e Geografia para as turmas de 4º e 5º anos no CEMP. Na Manhã da Família 2015, a professora fez uma palestra sobre “O consumismo na contramão da educação”. A apresentação mostrou como algumas coisas que custam pouco tem muito valor para o aprendizado.

“É importante refletir sobre o que é essencial, necessário ou supérfluo. Às vezes, o mesmo tempo que se gasta procurando produtos caros poderia ser trocado por um passeio ao ar livre, estimulando o vínculo e a afetividade”, analisa Leíse.

Segundo a professora, essas pequenas atitudes passam mensagens importantes para crianças e jovens e contribuem com o rendimento escolar. “Estar em contato com pessoas – e não com objetos – melhora o senso de coletividade”, reforça a professora.

Leíse ressalta que, muitas vezes, as famílias são induzidas por uma cultura do consumismo: “É preciso estar atento e consciente para que a televisão, a publicidade e outros estímulos de consumo não sobreponham o que é material ao que deveria ser afetivo”, alerta Leíse.

A Manhã da Família 2015 foi realizada no dia 5 de dezembro. Além da palestra da professora Leíse, o evento teve entrega de certificados aos alunos que se destacaram este ano e um café da manhã para pais, familiares, alunos e equipe do CEMP. Veja as fotos

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s