Cinco passos para encarar o ano de vestibular

Ano de vestibular não é fácil. Para quem ainda está terminando o Ensino Médio, o desafio é ainda maior. Dá um certo pânico só de pensar em conciliar as tarefas da escola com os estudos para as provas das universidades – e ambos com tudo mais que você tem que fazer na vida! Mas não precisa se desesperar. Com organização e uma boa dose de disciplina é possível dar conta de tudo. Listamos algumas dicas para ajudar quem está nessa fase:
1) Faça um planejamento para o ano
Você já sabe que vai precisar fazer testes, simulados e provas na escola, de vestibulares e do Enem. Liste as datas ou períodos em que cada exame será realizado e também os feriados. A partir desse calendário, estabeleça prioridades para seus estudos em cada época do ano.
2) Organize seu tempo
As atividades pessoais também precisam ser consideradas no seu planejamento. É importante que você não se comprometa com mais do que pode cumprir. Priorize as tarefas da escola e o vestibular. Depois, veja o que mais é realmente importante para você.
3) Crie uma lista de tarefas
Não confie apenas na sua memória.  Tome nota de tudo, mas de forma organizada. Isso ajuda e facilita a recuperação das informações importantes, além de manter sua cabeça “limpa” para se concentrar no estudo. Aplicativos para celular ou tablet – ou até mesmo a velha agenda de papel – podem ser ótimos aliados.
4) Mantenha o foco
Quando se tem muita coisa para fazer, qualquer distração é um convite para dispersar-se. Manter um espaço fixo e organizado (nada de papelada amontoada!) ajuda a atrair a atenção para os estudos. Compartilhar seu planejamento de estudo com as outras pessoas da sua casa também é uma boa estratégia. Eles vão percerber que você está focado e tendem a evitar interrupções. Para algumas pessoas, ouvir música ajuda a manter a concentração. Mas cuidado com essa estratégia. Se percerber que está desviando sua atenção, desligue o som. E, claro, evite a tentação de conferir o Whatsapp ou chat do Facebook a cada barulinho do celular. Que tal colocar no silencioso enquanto estuda?
5) Separe um tempo para descanso e lazer
Ter foco e disciplina não significa que você vai passar o ano todo só estudando. Pelo contrário, momentos de lazer e descanso são fundamentais para te ajudar a relaxar e manter o ritmo de estudos. Mas até as horas de curtição ou sono precisam estar no seu planejamento. Evite, por exemplo, atividades de lazer que alterem os seus horários de sono, pois isso pode deixá-lo menos disposto para estudar.
Leia mais:
Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Enem/Vestibular com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s