Redação nota 10!

O ENEM passou e você tem certeza de que mandou muito bem tanto na prova quanto na redação. Se você quiser repetir esse bom desempenho nos outros vestibulares, é preciso ficar de olho nas pequenas diferenças pedidas, pois nem toda redação nota 1000 do ENEM é uma redação nota 10 nas demais provas. Ficou com medo? Pois não fique, separamos algumas dicas que vão fazer você tirar de letra qualquer redação futura!

enem-size-620

Em primeiro lugar, é importante lembrar de uma pequena frase: Ponha um título! Quase toda prova de vestibular pede que sua redação dissertativa-argumentativa comece com um belo título. É só lembrar que um bom título vai ser o primeiro gostinho que o leitor terá do seu texto, então ele precisa ser pertinente ao que você escreveu. Mas lembre-se: Não entregue seus argumentos logo de cara.

Se é para começar diferente, o final também sofre umas mudanças. Ao contrário da redação do ENEM, no qual o candidato deve oferecer uma proposta de intervenção para qualquer que seja o problema tema, nos demais vestibulares isso não é obrigatório. Não se sente criativo para resolver os problemas do país em um parágrafo? Não tem problema!

Existem outros jeitos de se terminar uma redação no capricho. Dentre as diversas estratégias, encontramos a circularidade (retomar a maneira como você iniciou sua redação), a ressalva (criar uma exceção de modo a evitar problemas com generalização), a ironia (DEPENDENDO DO TEMA, o humor crítico pode ser uma arma a favor da sua nota. Mas não vale abusar e fazer piada com assuntos sérios, ok?), reflexões (aprofunde seu pensamento na conclusão) e analogias(começou seu texto com uma metáfora? Então é a hora perfeita para você retomá-la e fechar sua redação com chave de ouro!)

Com isso em mente, você vai achar sua próxima redação de vestibular bem mais tranquila! Uma boa sorte para todos!

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Português com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s