Aniversários Históricos

Vestibulares gostam quase tanto de aniversários quanto a gente. Quando o evento é importante e o aniversário emblemático, é quase certo que o tema em questão apareça em alguma pergunta, seja na prova do ENEM ou nos exames específicos que ainda existem. Para ajudar, nós separamos 5 efemérides (um jeito chique de se referir a datas importantes) que podem dar as caras no vestibular desse ano. Tem para todos os gostos, da Primeira Guerra ao Plano Real. Confira!

enem

1) 100 anos da Primeira Guerra Mundial: A guerra ganhou proporções nunca vistas anteriormente. Foram 27 nações, 61 milhões de combatentes e mais de 15 milhões de mortos. Novas armas, como metralhadoras, gases venenosos, aviões e submarinos, aumentaram o poder de destruição dos exércitos.

2) 20 anos do Plano Real: Durante a segunda metade do século 20, o Brasil foi o país com a maior inflação em todo o mundo. Essa história só foi interrompida em 1994, com a implantação do Plano Real, que tornou estável a economia brasileira. Para a concretização e eficiência do programa, o governo adotou medidas para conter gastos públicos, privatizar uma série de empresas estatais, reduzir o consumo com o aumento das taxas de juros e baixar os preços dos produtos por meio da abertura da economia a competição internacional.

3) 25 anos da queda do Muro de Berlim: Símbolo máximo da divisão entre o comunismo e o capitalismo, o Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu por 28 anos a Alemanha em dois blocos: a República Democrática da Alemanha – que seguia o regime socialista liderado pela União Soviética – e a República Federal da Alemanha – conduzida sob o regime capitalista. O muro veio abaixo em 9 de novembro de 1989.

4) 20 anos do fim do Apartheid: De 1948 a 1994, o regime do Aparthaid tornou a África do Sul uma nação dividida. Leis absurdas mantinham a população negra, maioria do país, presa à várias restrições de moradia, trabalho e até mesmo de utilização de transporte. Após muita pressão internacional, o regime começou a perder força, sendo enterrado de vez com a eleição de Nelson Mandela para a presidência do país.

5) 450 anos de Shakespeare: De longe o dramaturgo mais famoso do mundo, as peças de Shakespeare estão entre as mais influentes da história do teatro. Prolífico, o inglês também escreveu alguns dos sonetos mais bonitos da literatura mundial, além de ter sido responsável por muito do vocabulário moderno da língua inglesa – das 18 mil palavras usada por Shakespeare em seus trabalhos, 1700 foram inventadas por ele!

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s