A Segunda Guerra Mundial

O conflito mais sangrento da história da humanidade completa 75 anos em 2014. A Segunda Guerra Mundial dividiu o continente europeu, reduzindo cidades, monumentos e pessoas a cinzas. Conheça alguns fatos importantes sobre a guerra que redefiniu a história contemporânea.

Screen-Shot-2013-06-04-at-22.20.51

Causas: Muito pode ser atribuido a insatisfação da população alemã com o Tratado de Versalhes, o armistício que deu fim à Primeira Guerra Mundial. O acordo estabeleceu pesadas reparações a serem pagas pela Alemanha e levou a perdas substanciais de seu território e império colonial. A situação causada pelo Tratado ficou ainda pior com a crise financeira de 1929. Poucos anos depois, Hitler levaria o nazi-fascismo ao poder numa Alemanha cansada e ávida por mudanças.

O General Inverno: Em 22 de junho de 1941, a invasão nazista na União Soviética teve início com a Operação Barbarossa. Durante o verão e o início do outono, as tropas alemãs obtiveram sucessivas vitórias contra o exército vermelho, que destruíam tudo em seu caminho enquanto recuavam diante da ofensiva inimiga (tática conhecida como “terra arrasada”). A maré só virou com a chegada do rigoroso inverno russo.

Os EUA entram no jogo: Nos dois primeiros anos do conflito, os Estados Unidos mantiveram uma neutralidade formal. Esse quadro mudou com o ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí. O ataque, que deveria servir como uma medida preventiva contra a frota do Pacífico da marinha americana. O ataque levou a uma mudança severa na opinião pública americana, que tinha um certo apoio pelo não-intervencionismo. No dia 11 de dezembro de 1941, o país declarou guerra a Alemanha e a Itália.

O Brasil na Guerra: Tal qual os Estados Unidos, o Brasil tentou manter uma política de neutralidade no início do conflito. No entanto, pressão dos Estados Unidos (e uma certa troca de favores que levou à criação da Companhia Siderúrgica Nacional) fez com que o governo Vargas optasse por cortar laços diplomáticos com Alemanha, Japão e Itália. Em represália, submarinos das forças inimigas afundaram 36 navios brasileiros, levando a morte de quase 1700 pessoas. Cercado pela opinião popular, o governo brasileiro declarou guerra contra a Itália e a Alemanha em 22 de agosto de 1942.

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s