Descobrindo o descobrimento

Dia 22 de abril marca a chegada de Pedro Álvares Cabral e seus intrépidos companheiros de viagem à costa brasileira. A chegada de Cabral e sua turma deram início ao período de colonização européia da área que viria a ser a nação que hoje chamamos de Brasil. Foram 514 anos de guerras, paz, disputas, bandeiras, explorações e muito, mas muito chão percorrido por quem vive aqui. Para comemorar a data, separamos alguns filmes que você pode curtir sobre esses primeiros anos da colonização!

kolonizacija-brazila

1) O Descobrimento do Brasil (1936) – Dirigido por Humberto Mauro e com trilha sonora de Heitor Vila-Lobos, o filme é um documentário narrado com trechos da carta de Pero Vaz de Caminha. Para representar a emblemática cena da 1ª Missa realizada em solo brasileiro, Mauro tentou reproduzir com exatidão a célebre pintura de Victor Meirelles, hoje em exposição no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Você encontra o filme no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hKI4miH0lkI

2) A Invenção do Brasil (2001) – O filme se originou de uma minissérie também dirigida por Guel Arraes e exibida na TV Globo no ano anterior. Selton Mello interpreta Diogo Álvares Correia, cartógrafo português que, após uma série de desentendimentos, encontra-se perdido em terras brasileiras. Aqui, ele participa de um triângulo amoroso com as irmãs Paraguaçu e Moema, interpretadas por Camila Pitanga e Deborah Secco.

3) Desmundo (2003) – Estrelado por Osmar Prado e Simone Spolladore, o filme conta a história de como moças órfãs de Portugal eram enviadas para a colônia com o objetivo de desposar os portugueses que aqui viviam. Para o governo da metrópole, era interessante que os colonizadores tivessem casamentos cristãos e gerassem filhos legítimos (leia-se brancos), e não se relacionassem com as índias que aqui viviam.

4) O Guarani (1996) – Inspirado no romance homônimo de José de Alencar, a aventura de Ceci, casta, diáfana e muitas vezes identificada como a Virgem Maria, e de Peri, o “bom selvagem”, corajoso chefe da nação dos goitacás, que abandona seu povo para servir a sua senhora, foi apropriada por diferentes registros culturais. No filme, Peri é vivido pelo ator Márcio Garcia.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s