Relembrando os índios

No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. A herança dos povos indígenas foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje. Essas contribuições são muitas vezes invisíveis, já tendo sido absorvidas como parte da identidade cultural do povo brasileiro. Aqui, reunimos algumas das inúmeras práticas, palavras e objetivos que tem suas origens em alguns dos grupos indígenas que vivem ou que já viveram em nosso território.

indios_pretestam

1) Alimentação: A dieta dos povos indígenas era obviamente muito variada, dependendo principalmente da região geográfica em que eles se encontravam e de seu estilo de vida. O conhecimento das populações indígenas sobre as espécies nativas é fruto de milhares de anos de experimentações no manejo e domesticação de plantas, com especial destaque para o milho, a batata-doce, o cará, o feijão, o tomate, o amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, as cuias e cabaças, o abacaxi, o mamão, a erva-mate e o guaraná.

2) Vocabulário: Você como pipoca? Já usou a palavra pereba ou falou para os amigos que estava indo para Ipanema? Essas são algumas das muitas palavras do nosso vocabulário que tem suas origens em uma das centenas de línguas indígenas que já foram ou que ainda são faladas em nosso território, do Oiapoque (tupi-guarani, significa “casa dos Waiãpi”) ao Chuí (tupi-guarani, significado em disputa, podendo significar arroio, ser o nome de um pássaro ou então “rio de águas pardas”)

3) Folclore: Muitas das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro tiveram suas origens nas tradições indígenas. Sua mitologia riquíssima em seres sobrenaturais deu origem a personagens como o curupira, a caipora, o boitatá, a sereia Iara e até mesmo o popular saci-pererê.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s