Curiosidades Carnavalescas

Você acha que sabe tudo sobre a maior festa popular do Brasil? Nós separamos algumas curiosidades legais para você caia na folia muito bem informado!

carnaval-rio-2009-2

Entrudo: A festa moderna do Carnaval teve origem numa celebração conhecida como Entrudo, introduzida no país pelos portugueses ainda no século XVI. A tradição foi amadurecendo até que surgissem, no século XIX, duas vertentes: o entrudo familiar, delicado e caseiro, e o entrudo popular, composto pelas brincadeiras mais violentas e grosseiras. O entrudo em si foi amplamente (e sem sucesso) combatido pelos governos até que evoluísse para o Carnaval de rua que conhecemos hoje.

A Primeira Escola de Samba: A aparição das escolas de samba está ligada à própria história do carnaval do Rio de Janeiro em si, bem como da criação do samba moderno. Foram os sambistas do Estácio, com a fundação da Deixa Falar, em 1928, que organizaram as bases das atuais escolas de samba, entre eles Ismael Silva, na sua ideia de criar um bloco carnavalesco diferente, que pudesse dançar e evoluir ao som do samba.

O primeiro desfile oficial: O primeiro desfile oficial foi organizado pelo jornal Mundo Sportivo, na Praça XI, Centro do Rio. Na ocasião, 19 escolas foram convidadas a participar da disputa, com a Mangueira sendo declarada a grande vencedora. Em segundo lugar, ficou o Conjunto Oswaldo Cruz, que futuramente viria a se tornar a Portela.

O Sambódromo: Oficialmente conhecido como “Passarela Professor Darcy Ribeiro”, o Sambódromo foi projeto pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1984. Atualmente, tem capacidade para 72.500 pessoas.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s