Tropa de Elite do CEMP: Estudando Física com o Dr. Sheldon Cooper

A Tropa de Elite do CEMP está com tudo! Estamos trazendo com exclusividade para os leitores do blog, especialistas prontos para ajudar alunos e interessados a estudarem para as provas específicas dos exames de vestibular. O especialista da vez é o Dr. Sheldon Cooper, o físico brilhante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, fã de quadrinhos e seriados de ficção científica e estrela da série The Big Bang Theory!

O Doutor Cooper selecionou dicas relevantes para ajudar todos que buscam a melhor maneira de assimilar o conteúdo das aulas de física a tempo de aplica-los com segurança em provas futuras. Quer saber quais são?

19.11

Entenda o problema

“Não é recomendável bater o olho no enunciado e procurar apenas os dados relevantes da questão”, garante o Dr. Cooper. “Leia os dados do problema apresentado com muito cuidado, para que consiga entender cada coisa que se passa na situação”.

Cuidado com as fórmulas

“Decorar fórmulas é o suficiente para qualquer um.”, diz o Dr. Cooper com um sorriso nos lábios. “Bazinga. Mais uma vez você foi vítima de uma de minhas pegadinhas clássicas. As fórmulas são só uma parte da resolução do problema. Quando precisar aplicar uma fórmula você deve ter em mente quando ela pode ser aplicada, quando não pode usá-la e como essa fórmula foi obtida”.

Simplifique a situação

“Se você fosse Ph.D em Física Teórica como eu, provavelmente não se preocuparia em simplificar os problemas que são propostos. No entanto, para a maior parte das pessoas, simplificar a questão ao máximo é uma ótima ideia.”, pondera o físico. “Se a pergunta possuir gráficos e tabelas, escreva os dados que estão sendo informados e quais fórmulas poderiam ser aplicadas”.

Evite a decoreba

“É bem mais seguro entender como as fórmulas foram desenvolvidas do que simplesmente decora-las. Dessa forma, você poderá ver sua aplicabilidade real dentro do problema.”

Não se vista de Efeito Doppler 

“É uma ideia genial, mas pode ser mal interpretada. Fiscais mais atentos podem imaginar que sua roupa é uma tentativa de cola e não uma demonstração do seu amor pela física. Os demais podem simplesmente se perguntar por que você foi fazer vestibular vestido de zebra. Acredite em mim, eu sei do que estou falando”, concluiu o Dr. Cooper.

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s