Qual a sua estratégia na hora de se preparar para o Enem?

A gente sabe que nem sempre um mesmo método de estudo dá certo para todo mundo, porque cada um é de um jeito. Mas dá para se inspirar em algumas técnicas e criar outras, de acordo com a sua personalidade. Por isso, na reta final da preparação para o Enem e os principais vestibulares, separamos algumas dicas de métodos.

vestibular-1

Reflita sobre as suas necessidades

Antes de escolher as técnicas para usar no dia a dia, o estudante deve conhecer a si mesmo. O aluno precisa ter o bom senso para saber quando está seguindo um método que não o está ajudando. É aquela coisa: se você estuda, estuda, estuda e não aprende, algo pode estar errado. Nesse caso, é aconselhável mudar sua estratégia.

O melhor modo de analisar suas competências é por meio de simulados. Ao fazer a prova como treino, o estudante consegue visualizar as áreas em que ele tem mais dificuldade.

 

Cuide da mente e do corpo

É sempre bom exercitar a mente e o corpo, seja com meditação, seja com atividades físicas. Outra dica legal para encaixar os estudos na rotina. Uma técnica bastante usada é assistir a videoaulas. Entretanto é preciso ter moderação, pois ninguém aprende por osmose, sendo assim, não adianta ficar só assistindo e pensando que o assunto vai entrar na cabeça. É preciso fazer anotações e exercícios para fixar o conteúdo.

 

O que evitar na hora dos estudos

#1. Não comece a estudar pelas matérias que você mais gosta. Parece ser legal começar pelas preferidas, mas depois baterá aquele cansaço e estudar as mais chatas vai ser ainda mais tedioso.

#2. Não estude até tarde da noite. Seu cérebro precisa relaxar para absorver o que você aprende.

#3. Na hora de fazer resumos, não adianta só copiar a matéria de um lugar para outro. O melhor é fazer anotações básicas, apenas com as partes mais importantes.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Coordenação com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Qual a sua estratégia na hora de se preparar para o Enem?

  1. Ângelo da Costa Silva diz:

    Obrigado pela ajuda, refleti bastante e sei que vai me orientar para me dar bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s