11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho

Ao contrário do que muitos pensam, alfabetizar uma criança não é trabalho exclusivo da escola. Os pais também podem ajudar seus filhos nessa empreitada tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras. Confira a seguir 11 maneiras de deixar o ambiente da casa mais alfabetizador.

alfabetização

#1. Deixar bilhetes ou escrever cartas – Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva cartas e estimule-a a fazer o mesmo (mesmo que saiam apenas rabiscos. Lembre-se: nessa fase do desenvolvimento, não se erra, se tenta acertar).

#2. Preparar receitas culinárias na presença da criança – Num ambiente alfabetizador, é importante que a família chame a criança, desde muito cedo, para participar de algumas ações, de forma que ela presencie o contato com a língua escrita, percebendo suas várias funções. Na culinária isso pode acontecer de maneira descontraída e divertida. Durante a receita de um bolo, por exemplo, vá perguntando para a criança: “Vamos ver o que falta colocar? Ah, ainda preciso colocar 3 ovos, está escrito aqui”.

#3. Ler histórias – Ler para a criança pequena tem muitos benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita, pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a língua escrita.

#4. Ser um modelo de leitor – Essa é a premissa mais básica de qualquer ambiente alfabetizador. A criança forma valores a partir de bons modelos e, assim, ter pais leitores é fundamental para ela aderir à leitura.

#5. Explorar rótulos de embalagens – Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho.

#6. Fazer lista de compras com seu filho – Num ambiente alfabetizador, o momento pode ser aproveitado: chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita).

#7. Aproveite as situações da rua – Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos, faixas… onde quer que frequentemos estaremos sempre em contato com o mundo letrado e é ótimo que os diferentes elementos sejam aproveitados com a criança.

#8. Fazer os convites de aniversário com a criança – Escrever nos convitinhos de aniversário é uma etapa da festa da qual a criança precisa participar. Pergunte a ela: “o que teremos de escrever nos convites? Precisamos dizer onde vai ser e a que horas”. Isso pode ser feito desde o primeiro aniversário da criança, repetindo nos anos seguintes, até chegar a vez em que ela própria irá querer escrever sozinha, com sua letrinha.

#9. Montar uma agenda telefônica – A agenda telefônica é um bom objeto a ser explorado com as crianças. Ela mostra, claramente, o que é texto e o que é número, com a função de cada um deles.

#10. Apontar outros materiais escritos – Brinquedinhos com palavras e números, calendários, jogos de computador, álbum de fotografia com legendas, scrapbook, tudo isso pode estar no ambiente de convivência da criança, mas… desde que realmente sejam usados por ela, e não funcionem como meros enfeites do seu quarto.

#11. Respeitar o ritmo da criança – Sabe o que mais pode ajudar na alfabetização de seu filho? Compreender o seu ritmo! Isso mesmo. Investir no ambiente alfabetizador é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com a língua escrita, mas isso não quer dizer que o processo será, necessariamente, acelerado, e é importante que os pais tenham isso em mente.

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Português com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s