Dia da Língua Portuguesa: 50 anos do método Paulo Freire de Alfabetização

Hoje é dia de celebrar a Língua Portuguesa, nosso melhor instrumento de relacionamento com o ser humano. E uma das formas de prestar essa singela homenagem é relembrar alguns dos mais importantes esforços para disseminá-la entre os que ainda não eram alfabetizados.

Em 2013, o método de alfabetização desenvolvido pelo educador Paulo Freire completa 50 anos. O projeto que começou em 1963 consistia em alfabetizar em 40 horas 300 alunos (já em fase adulta).

paulo-freire2

No dia 18 de janeiro daquele ano, Freire iniciava as aulas em sua primeira turma, que ficava à 171 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, na cidade de Angicos. Quatro meses depois, o país tinha menos 300 analfabetos, graças ao trabalho conhecido como “as 40 horas de Angicos“.

No método Paulo Freire eram identificados, a partir de uma conversa, os termos que faziam parte do cotidiano da turma. Eram as chamadas “palavras geradoras“. Assim, a partir de palavras mais simples, os adultos aprendiam as “famílias” silábicas e passavam a notar que, com isso, já poderiam formar outros termos.

O método ganhou expansão e foi exportado para outros estados, mas não durou muito tempo. Logo, em 1964, veio o Golpe Militar e a difusão do método caiu por terra. Considerado subversivo, Paulo Freie terminou preso e exilado.

Entretanto, mesmo com o pouco tempo de existência, o método fez o educador  ser, até hoje, um dos brasileiros mais estudados no exterior. Quando a experiência completou 30 anos, Paulo Freire retornou a Angicos e reencontrou alunos que, emocionados, agradeciam ao educador.

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s