Quinze temas que poderão ser assunto no Vestibular

Para quem está se preparando para o Vestibular, os estudos começaram desde o início do ano. E se você quer ficar por dentro de tudo que talvez role na hora da prova, fique atento e confira aqui 15 temas que poderão ser assunto.

14929951

#1. Haitianos no Acre
O fluxo de imigrantes ilegais haitianos no Acre motiva uma discussão sobre a política de imigração brasileira. Nos últimos meses, cerca de 1,3 mil haitianos chegaram à cidade de Brasileia, no Acre, vindos da fronteira com o Peru. Eles estão alojados de forma precária em galpões, a espera de vistos que autorizem sua entrada no país e os permita tirar documentos para serem empregados. O governador do Acre, Tião Viana, decretou estado de emergência humanitária para conseguir apoio do Governo Federa

#2. Margaret Thatcher
Margaret Thatcher morreu em 8 de abril, aos 87 anos, após sofrer um derrame. Ela foi a primeira – e até hoje única – mulher a chefiar o governo no Reino Unido, reeleita primeira-ministra em três mandatos consecutivos. Nesse período de onze anos (1979-1990), tornou-se também uma das líderes políticas mais influentes do século 20. Conhecida como “Dama de Ferro” por causa das posições firmes e autoritárias, Thatcher foi a principal expoente da doutrina do neoliberalismo, que prega a diminuição do papel do Estado e o mercado livre. Durante seu governo, privatizou empresas estatais, cortou gastos e travou batalhas contra o poderoso sindicalismo inglês.

#3.Coreia do Norte
A Coreia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Nos últimos três meses, a nação comunista realizou testes com artefato nuclear no subsolo (o terceiro) e com um míssil de longo alcance, em operações condenadas pela ONU. No final de março, declarou ‘estado de guerra’ com o Sul e, em 2 de abril, anunciou que reativará suas instalações nucleares, incluindo a principal, de Yongbyon, fechada em 2007.

#4. 10 anos de Invasão do Iraque
Há pouco mais de dez anos, em 19 de março de 2003, os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram início a uma das guerras mais caras, polêmicas e desastrosas de sua história, que durou nove anos. A invasão foi deflagrada durante o governo de George W. Bush (2001-2009), um ano e meio após os ataques do 11 de Setembro. O objetivo era eliminar um suposto arsenal de armas de destruição em massa – que nunca foi encontrado – e acabar com a ditadura de Saddam Hussein, um dos líderes mais violentos do Oriente Médio.

#5.Papa Francisco
O resultado do conclave que apontou o sucessor do papa emérito Bento 16, no dia 13 de março, foi uma surpresa para o mundo cristão. Pela primeira vez em quase 1.300 anos, o cargo será ocupado por um clérigo nascido fora da Europa. O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, que adotou o nome de Francisco, terá agora uma série de desafios para reestabelecer a credibilidade da fé cristã em meio a uma das maiores crises da Igreja Católica.

#6.Hugo Chávez
Hugo Chávez morreu de câncer na região pélvica aos 58 anos, no dia 5 de março, encerrando 14 anos do governo mais longevo na América Latina, em tempos de democracia. O legado de Chávez combina avanços na área social e fracasso na economia, além do enfraquecimento das instituições democráticas.

#7. Cura da Aids
Médicos anunciaram em 3 de março que uma criança, nascida nos Estados Unidos, havia sido curada do vírus do HIV. Se os resultados forem confirmados, será o primeiro caso de cura “funcional” de uma criança e o segundo caso de cura da Aids documentado no mundo. O primeiro foi o de Timothy Ray Brown, um homem com leucemia que recebeu um transplante de um doador geneticamente resistente à infecção.

#8. Queda de meteoro
A queda de um meteorito na Rússia e, no mesmo dia, a passagem de um asteroide próximo à órbita terrestre, deixou o mundo em alerta para a possibilidade, mesmo que remota, de um desastre global. Em 15 de fevereiro, um meteorito atingiu a cidade de Chelyabinsk (foto), localizada a 1,5 mil km de Moscou, nos Montes Urais. Mais de mil pessoas ficaram feridas, sem gravidade. No mesmo dia, o asteroide 2012 DA 14 passou a 27 mil quilômetros da superfície do planeta, distância inferior à de satélites.

#9. Epidemia de crack
Um novo programa do governo do Estado de São Paulo de internação involuntária e compulsória de viciados em crack, anunciado no final de janeiro, vem gerando polêmica a respeito dos limites do Estado de interferir na vida do cidadão. Outras regiões do país, contudo, estudam medidas semelhantes para combater a “epidemia” de crack.

#10. Conflitos na África
A França iniciou no dia 11 de janeiro uma intervenção militar em Mali, país africano dividido por uma luta entre forças militares e rebeldes islâmicos. Mali é uma ex-colônia francesa e um dos países mais pobres do mundo. Em março de 2012, grupos ligados à rede terrorista Al Qaeda iniciaram um levante e dominaram o norte do país. Com o risco de Mali se tornar um novo Afeganistão, país muçulmano ocupado há 11 anos pelos Estados Unidos, o governo francês decidiu enviar tropas. O roteiro da guerra civil em Mali é o mesmo de todos os conflitos na África nas últimas décadas. Golpes de Estado, guerra civil, massacres e milhões de pessoas expulsas de suas casas, gerando crises humanitárias.

#11. Estupro na Índia
O estupro e morte de uma estudante de 23 anos em Nova Déli, capital da Índia, gerou uma serie de protestos e reabriu o debate sobre a violência contra a mulher. A universitária Jyoti Singh Pandey foi atacada em 16 de dezembro e estuprada por seis homens em um ônibus clandestino. Ela e um amigo foram ainda agredidos com barras de ferro. A jovem morreu após 13 dias internada em um hospital em Cingapura. Segundo dados do governo indiano, em 2011 foram registrados 24.206 estupros no país, um número 9,2% maior que no ano anterior.

#12. Nova Lei Seca
A presidente Dilma Rousseff sancionou em 20 de dezembro de 2012 a lei que torna mais rígida a punição para motoristas que dirigem alcoolizados. A nova Lei Seca corrige uma brecha da anterior, permitindo que sejam utilizados outros meios, além do bafômetro, para comprovar a embriaguez ao volante. A Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, foi aprovada em junho de 2008. Ela penaliza com multa, suspensão da carteira de habilitação e até detenção, motoristas que trafeguem sob o efeito do consumo de bebidas alcoólicas.

#13. Meio Ambiente
A 18ª Conferência das Partes (COP 18) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima terminou no dia 7 de dezembro de 2012 com a decisão de prorrogar a validade do Protocolo de Kyoto até 2020. O protocolo é o único dispositivo legal existente que obriga países desenvolvidos a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. O documento foi redigido em 1997 e entrou em vigor em fevereiro de 2005.

#14. Crise no Oriente Médio
Depois de oito dias de ofensiva à Faixa de Gaza, o governo de Israel e o Hamas assinaram um acordo de paz no dia 21 de novembro de 2012. A trégua pôs fim à maior operação militar na região desde o conflito de 2008 e a primeira após a Primavera Árabe, que mudou o cenário político do Oriente Médio. Ao todo, 162 palestinos e cinco israelenses morreram em mais de uma semana de ataques.

#15. Política internacional

As duas maiores potências econômicas do planeta, Estados Unidos e China, iniciaram em novembro de 2012 seus processos de transição de poder. A despeito dos diferentes sistemas políticos, ambos os países passam por um período de incertezas quanto ao futuro de suas economias.

Fonte: http://bit.ly/157UlNA

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em História com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s