Melhorando o aprendizado

Aprender nem sempre é sinônimo de simplicidade, isso porque os mecanismos de aprendizado variam de aluno para aluno. Entretanto, para auxiliar nesse processo, algumas dicas podem ser seguidas.

fe tb

#1. Pergunte. Jamais leve questionamentos para casa.

#2. “Não entendi nada” NÃO é pergunta. Você pode ter se perdido em algum momento da explicação e até ter a frustrante sensação de não ter entendido nada. É fundamental para o professor, porém, saber exatamente em que ponto da explicação você se perdeu.

#3. A explicação é como se fosse o clímax do seu filme preferido. Portanto, não é a melhor hora para ir ao banheiro, comer pipoca ou conversar. Tenha em mente que uma explicação perdida não pode ser compensada com exercícios – pratica e teoria funcionam casadas, não separadamente.

#4. Pergunte “para quê?”. Nunca se deixe ficar com a sensação de que algo não tem propósito. Toda explicação passada em sala de aula tem um objetivo de ser.

#5. Memorização não é aprendizado. Procure sempre “entender” no lugar de “decorar”.

#6.Extrapole o que é mostrado. Não se prenda somente aquilo que é mostrado em sala de aula. Procure se aprofundar no tema ou resolver outros exercícios. Aprender também tem um quê de autodidatismo.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Português com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s