O perigo do peso das mochilas escolares

Com a volta às aulas, volta uma preocupação: o peso das mochilas escolares. Com cargas que ultrapassem 15% do peso da criança, as mochilas podem se tornar grandes vilãs, causando a projeção da cabeça para a frente, além da elevação dos ombros, bem como a diminuição da própria capacidade de respiração.

mochila escolar

Especialistas alertam que é preciso que os pais fiquem atentos, pois o peso da mochila nunca deve ser maior que 10% do peso corporal dos baixinhos. Caso esse valor ultrapasse o limite estipulado, os responsáveis devem optar pelas famosas mochilas de carrinho. Entretanto, também nesse caso, é preciso cuidado, uma vez que é muito importante verificar se a alça está ao nível da cintura da criança, de forma a evitar inclinações do tronco durante o seu transporte.

Para fugir dos problemas na coluna, mesmo com o peso correto, vale lembrar que o transporte das mochilas deve sempre ser feito em ambos os ombros permitindo, assim, a distribuição mais homogênea de peso. Além disso, na hora da compra, repare nos detalhes, pois as alças devem ser ajustáveis e ter almofadas que auxiliem na proteção contra o atrito.

É extremamente importante que os pais ensinem os filhos a retirar da mochila o material que não necessitam para as aulas no dia seguinte, só assim eles irão aprender a transportar somente o peso necessário.

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s