Os segredos da organização para um bom desempenho escolar

Depois de passado o carnaval, pode-se dizer que o ano começou de verdade e essa é uma excelente oportunidade para você que quer dar o pontapé inicial da maneira certa nos estudos. Ao longo do ano, o volume de atividades pode acabar ficando grande demais para o calendário. Se você quer evitar o sufoco, como virar noites fazendo trabalho ou estudar para as provas de véspera, aqui vão algumas dicas de como se organizar e melhorar o desempenho nos estudos. Confira.

 Organizar-Estudo-Vestibular

#1. Crie um calendário mensal com espaço para anotações. Escolha um modelo flexível, que permita anotar e apagar coisas. Nele você deve procurar planejar e agendar tempo para as atividades relacionadas à escola.

#2. Estudantes devem, desde cedo, criar o hábito de usar agenda. Elas tornam mais fácil o trabalho de guardar, classificar, criar listas e lembretes que ajudem a organizar-se.

#3. Organize seu tempo e não se comprometa com mais atividades do que é capaz de cumprir. Faça uma tabela do tempo que inclua suas principais tarefas escolares e também de atividades extraclasse (como cursos de línguas, por exemplo).

#4. Utilize ferramentas que otimizem sua produtividade. Seu computador, Tablet ou Smartphone podem ser fortes aliados para sua organização. Aplicativos para anotações de texto e voz, alarmes, editores de texto, serviços de armazenamento virtual, agendas digitais, dicionários e tradutores, conversores etc. Tudo isso, utilizado de forma consciente, ajudará a reduzir sua carga de trabalho e melhorar a administração do seu tempo.

#5. Organize a papelada. Quando você não sabe o que fazer com um pedaço de papel, como um texto ou boletim, por exemplo, e não há um lugar certo pra ser colocado, ele acaba se perdendo ou guardado de uma forma que dificulta muito que seja encontrado novamente. O segredo para ganhar o controle sobre seus papeis pessoais ou de estudos está no entendimento de que cada nova folha precisa de uma ação imediata e deve ser guardada imediatamente em um local permanente, de preferência identificado.

#6. Crie uma lista de tarefas. Não confie apenas na sua memória.  Tome nota de tudo, mas de forma organizada. Isso ajuda e facilita a recuperação das informações importantes, além de manter sua cabeça “limpa” para se concentrar no estudo, nas aulas e nas coisas realmente importantes. Faça também uma lista principal com tudo que tem que cumprir e transfira aos poucos para sua lista de tarefas diárias, riscando na lista principal o que já foi realizado.

#7. Não se atrase. Se estudar de manhã, acorde cedo o suficiente para se aprontar para a escola sem pressa. Uma dica que ajuda muito, é criar o hábito de antes de dormir deixar sua roupa e material escolar, preparados para o dia seguinte. Não saia para a escola no último minuto, leve em consideração o trânsito e outras circunstâncias que podem fazer você se atrasar.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s