Vestibular 2013: como manter o ritmo de estudos durante as férias

E aí você passou de ano, entrou de férias e agora não tem mais nada com o que se preocupar. Ou tem? Para aqueles estudantes que estão se encaminhando para o terceiro ano do Ensino Médio a corrida para vestibular já começou. Muita gente fica em dúvida se já deveria começar a se preparar. Nossa dica é: sim! Mesmo que você ainda vá aprender novas matérias, tudo o que aprendeu até aqui vai ajudar na hora dos exames.

estresse-pre-vestibular-2369833-1490

Mas você não precisa trocar a diversão pelos estudos. É possível manter o equilíbrio e se antecipar na preparação para o vestibular. Confira algumas dicas e saia na frente:

Tire dúvidas – A primeira dica para aqueles que vão passar por esse processo é procurar estudar os itens nos quais têm mais dúvida. Por se tratar de um período de recesso escolar, o aluno terá mais tempo hábil para se dedicar a entender aquilo que ainda não sabe muito bem. Vale convidar aquele amigo que é fera na matéria que você tem dúvida para uma sessão de estudo depois da praia ou piscina.

Faça da internet sua aliada – Outra dica é não usar a internet só para lazer e combiná-la ao processo de estudo. Além poder trocar ideias com outros estudantes e consultar artigos de professores sobre os temas nos quais tem dúvida, você ainda pode encontrar provas antigas e usá-las como simulado.

Tenha um “plano de estudos” – Para quem já é disciplinado é fácil e, para quem não é, auxilia bastante. O “plano de estudos” ajudará o vestibulando a se programar, deixar a matéria em dia e a criar uma rotina de estudos. Aproveite o tempo livre e faça uma agenda bem planejada para você ter tempo de se dedicar aos estudos mas também de aproveitar as férias.

Saiba a hora de parar – É claro que estudar e se dedicar é extremamente importante, porém, tão importante quanto, é saber a hora do descanso. O nosso cérebro precisa de intervalos, portanto, se você pretende estudar três horas, por exemplo, a cada uma hora faça uma pausa. Tome um suco, coma alguma coisa e depois retome os trabalhos. Vale ressaltar também que, para quem vai manter o ritmo de estudos, é essencial manter uma alimentação saudável. Prefira os itens mais leves e consuma bastante líquido para manter-se sempre hidratado.

Dicas de sites para auxiliar nos estudos:

http://vestibular.uol.com.br/

http://vestibular.brasilescola.com/agenda/

http://jovem.ig.com.br/

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s