Alunas e professora do CEMP apresentam trabalho na FECTI

Selecionadas pela primeira vez para a VI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (FECTI), as alunas Caroline Motta e Karla Romeiro, da turma 3411, apresentarão, no próximo fim de semana, o projeto “Metodologia Alternativa para o Ensino de Indicadores Ácido – Base no Ensino Médio”, desenvolvido por elas e coordenado pela professora Jacira Castanho. Indicadas para a categoria “Ciências exatas e da terra”, o trio explicou o trabalho para o Blog Aluno CEMP contou como surgiu a ideia de inscrevê-lo no evento. Confira!

1. Do que trata o trabalho que vocês vão apresentar?

R.: Nós apresentaremos uma metodologia alternativa para o estudo de acidez e basicidade no Ensino Médio, justificando a aplicação da prática na teoria com materiais de baixo custo.

2. Como se desenvolveu a pesquisa acerca do trabalho?

R.: A literatura cita uma série de indicadores ácido-base naturais. O que fizemos foi escolher um, no caso o repolho roxo, e testar a mudança de cor dele em contato com um composto de caráter ácido (vinagre) e com um composto de caráter básico (sabão em pó). Já a revisão bibliográfica foi feita seguindo-se as regras da feira dando ênfase na importância de aulas práticas de química no ensino médio e justificando que a falta de um laboratório não é uma desculpa para não se realizar experimentos, como neste caso, que substâncias muito simples podem ser facilmente encontradas.

3. Como surgiu a ideia de inscrever o trabalho no evento?

R.: Essa ideia surgiu da mãe da aluna Caroline Motta, que é professora de Química na Rede Estadual de Ensino. Ela recebeu o panfleto sobre a Feira e achou que pudesse ser de nosso interesse. Como as duas alunas ficaram curiosas quanto ao projeto, eu (Jacira) me senti motivada a orientá-las dando o suporte necessário.

4. Para vocês qual a importância de participar desse evento?

R.: Enquanto professora, me sinto honrada, pois o interesse partiu delas. Além de estarmos representando o CEMP e nosso trabalho ter sido aceito em meio a concorrência com institutos especializados, como IFRJ e CEFET. Isso mostra que fizemos um bom trabalho e também desperta nos alunos o interesse pela pesquisa científica.

Advertisements

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Novidades com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Alunas e professora do CEMP apresentam trabalho na FECTI

  1. PROFESSOR ADRIANO CONCEIÇÃO DE GEOGRAFIA diz:

    FICO FELIZ EM SABER QUE O CEMP CONTINUA SENDO UMA ESCOLA DE ALTO NÍVEL , FUI PROFESSOR DESTA EXCELENTE INSTITUIÇÃO E TENHO GRANDE CARINHO POR TODOS OS PROFESSORES E PELA DIREÇÃO DA ESCOLA. PARABÉNS!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s