CONCURSO DE REDAÇÃO CEMP 2011

AQUI ESTÃO OS TEXTOS VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO 2011.

PARABÉNS AOS ESCRITORES!!!
Concurso de Redação – 1° Categoria – 1° Lugar
Aluno(a): Gabriel Henrique
Turma: 6122

Preservação Ambiente. Somos todos responsáveis

O meio ambiente é constantemente agredido pelo homem. O homem agride o meio ambiente de várias maneiras, seja pelas queimadas ou desmatamento pelas empresas madeireiras. As queimadas provocam o aumento do aquecimento global, junto com o consumo exagerado dos clorofluorcarbonetos (os CFCS) , que aumenta a finura da camada de Ozônio, camada que nos protege dos raios Ultravioleta. Se essa finura da camada de Ozônio aumentar e chegar até locais que possuem residentes, essas pessoas terão constantes problemas de pele.
Uma solução para a degradação ambiental seriam leis mais rígidas, como por exemplo, uma lei realizada em alguns países, que para tirar uma planta da natureza, você deve plantar mais duas, mas infelizmente nem todas as pessoas respeitam essa lei.
O desmatamento no Brasil está cada vez mais comum. A Mata Atlântica se tornou um patrimônio tão importante, não somente para o Brasil, mas para todo o mundo, chegando a tal ponto que alguns países pediram que a Mata Atlântica seja uma floresta internacional. Há relatos que a 3° guerra mundial seja pelo controle da Mata Atlântica.

 

—–*

Concurso de Redação – 1° Categoria – 2° Lugar
Aluno(a): Gilberto Henrique
Turma: 7122
Preservação Ambiental. Somos todos responsáveis

Observamos que, quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, começou a devastação da fauna e da flora brasileira. Eles arrancavam árvores e matavam animais raros, dizimando nossa natureza .
Muitos anos se passaram e ocorreram as revoluções industriais. Já que naquela época não havia tecnologia, milhares de gases tóxicos como o metano foram jogados no ar, fazendo um enorme buraco na camada de Ozônio. Sem contar o lixo industrial que era jogado nos rios, poluindo-os.
Atualmente, já perto da perda total, o termo “Preservação Ambiental” está sendo muito falado. Foram criadas campanhas de preservação do meio ambiente, reciclagem, não jogar lixo no chão, etc. Também foram criados os produtos de consumo “ecologicamente corretos”, que não poluem . Para as pessoas que ainda poluem, o tempo é curto até o caos da perda total.

 

 

Concurso de Redação – 1° Categoria – 3° Lugar
Aluno(a): Vanessa Christina
Turma: 7111
Preservação Ambiental. Somos todos responsáveis

Uma consciência ecológica correta

O bem-estar do meio ambiente é vital. Devemos preservar o meio ambiente antes que cause consequências piores como o agravamento do aquecimento global, desmatamento em massa e falta de habitat para os animais que poderão ser extintos. A partir do meio ambiente, é construído o futuro das próximas gerações.
Atualmente andam destruindo árvores para a construção de edifícios públicos e casas. Isso está errado, temos que ter consciência e preservar o meio ambiente.
Todos os dias ocorrem casos de poluição de rios e ruas, que são anunciados em jornais, revistas e documentários na maioria das vezes.
Com todas as opções de ajudar o meio ambiente das mais banais até as mais complexas, resta a cada um, profissional ou cidadão, contribuir para um bom funcionamento deste, pois um gesto de consciência ecológica faz toda a diferença.

 

—–*
Concurso de Redação – 2° Categoria – 1° Lugar
Aluno(a): João Gabriel do Nascimento Faria Santos
Turma: 8111
Preservação Ambiental. Somos todos responsáveis
Meio Ambiente: Não há contraste, há solução

O planeta possui uma grande biodiversidade, mas tal dádiva vem sendo destruída. O principal acusado dessa destruição é o desenvolvimento tecnológico, pois com o aumento do número de indústrias, a liberação de CO²(carbono) na atmosfera vem aumentando, e, consequentemente, aumentando a destruição da camada de Ozônio.
Com a intenção de melhorar o seu conforto, o ser humano vem paulatinamente destruindo o planeta no qual vive. As próximas gerações observarão um planeta devastado, poluído e superaquecido, assim tendo uma perspectiva de vida menor.
O futuro do planeta é incerto, mas ele possui o seu futuro na mão das universidades e dos centros de pesquisas científicas. A ciência é uma das aliadas para a preservação ambiental, pois a ciência poderá ajudar a curar a grande ferida causada pelo homem no Planeta Azul.

 

—–*
Concurso de Redação – 2° Categoria – 2° Lugar
Aluno(a): Beatriz do Vale Barros
Turma: 8111
Preservação Ambiental. Somos todos responsáveis
É necessário se conscientizar
Nesses últimos dias, estamos percebendo a força da natureza (através de tsunamis, furacões), o que muitos dizem ser o aquecimento global. O que mais preocupa é: quando as pessoas vão se conscientizar? O bem que a natureza nos oferece não deve ser desperdiçado.
Todos nós somos responsáveis pelo que acontece com o meio ambiente, por isso devemos achar algumas formas de preveni-lo. Meio ambiente: essa palavra deve ser guardada e lembrada sempre, pois o meio ambiente é o que nos oferece (ou de onde nós tiramos) a água, a energia, as comidas, entre outras coisas. Uma das formas (ideias) para prevenir desastre do meio ambiente seria: Não poluir os rios, não jogar lixo em locais inapropriados, economizar água, não fazer queimadas e etc.
No mundo, há muitas formas de prevenir esses desgastes. Se cada ser humano fizesse a sua parte não sofreríamos tanto no futuro, seria tão bom se as pessoas se conscientizassem , pois agora temos a chance de cortar o mal pela raiz.

 

—–*
Concurso de Redação – 2° Categoria – 3° Lugar
Aluno(a): Juliana da Fonseca Alves
Turma: 8111
Preservação Ambiental. Somos todos responsáveis
A poluição e a natureza
O meio ambiente proporciona aos seres humanos oxigênio para respirar, através das plantas pela fotossíntese, água para beber e muitos outros recursos naturais sem os quais não sobreviveriam.
Com o desenvolvimento global, a poluição aumentou, afetando a natureza. O aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera é um fato atual que pode levar ao desgaste da camada de ozônio, ao derretimento das calotas polares, que, por sua vez, causaria o aumento do nível do mar e assim a inundação de várias cidades litorâneas.
O lixo também é um grave problema. A poluição dos rios pode levar à falta de água no futuro. A falta de água causaria uma grave crise na agricultura, pois não haveria água para fazer a plantação, assim muitas pessoas morreriam de fome.
Mas tudo isso pode ser evitado. A reciclagem diminuirá a quantidade de lixo; o uso dos filtros nos carros e chaminés de indústrias diminuirá a quantidade de gás carbônico na atmosfera; o menor gasto de água possível… são atitudes que podem prevenir que a humanidade sofra e acabe.

 

—–*

Concurso de Redação – 3° Categoria – 1° Lugar
Aluno(a): Thayane da Rosa Lívia
Turma: 2411
“Tecnologia: O mundo dos nativos digitais”
Homem: O dono das mudanças
O mundo não é o mesmo desde o seu início. Ele vem sofrendo diversas mudanças, as quais são provocadas pelo homem. Essas podem ser climáticas, culturais e principalmente tecnológicas.
A tecnologia e o homem estão se desenvolvendo cada vez mais. E à medida em que aquela é inovada, este também muda suas ações, opiniões e até mesmo sua cultura.
É notável a diferença, por exemplo, de um adolescente para seu avô. Ambos nasceram no mesmo local e na mesma família, porém o comportamento e o intelecto funcionam de maneiras diferentes.
Essas diferenças não atrapalham no convívio entre jovens e idosos, mas o mau uso da tecnologia pode gerar graves problemas sociais.
Com isso, além do respeito entre as gerações, devemos cuidar para que a tecnologia não nos iluda e sim, que possamos desfrutar de seus benefícios.

 

—–*

Concurso de Redação – 3° Categoria – 2° Lugar
Aluno(a): Yuri Pinto S. Viana
Turma: 1411
“Tecnologia: O mundo dos nativos digitais”
Uma nova Vida
Desde o nascimento, as crianças do século XXI foram apresentadas à tecnologia, cresceram com aparelhos eletrônicos e cada vez mais cedo estão obtendo uso dos veículos de comunicação, como a internet e celular. Elas aprendem a manusear esses aparelhos com mais facilidade que os adultos, que estão descobrindo agora.
Nesse mundo virtual, acabam formando uma nova vida, na qual encontram pessoas que se tornam amigos, ofensores e até mesmo um romance. É que essa tecnologia faz parte da realidade, quando estão desligados da rede, continuam com seus pensamentos voltados lá.
O que acaba se tornando uma forma de atrapalhar o indivíduo. Destrói todos os seus contatos com a realidade, atrapalha-o meios de educação e profissionais, e graças às linguagem adotadas na internet, tornam-se um tanto “incompetentes” com a gramática.
O ser humano não deve se desligar totalmente do mundo virtual, apenas não ir longe demais e nem deixar que tome conta da sua vida.

 

—–*

Concurso de Redação – 3° Categoria – 3° Lugar
Aluno(a): Marcele Sttellet Barbosa da Silva
Turma: 1411
“Tecnologia: O mundo dos nativos digitais”
A era da internet
Atualmente, vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais ligadas ao mundo tecnológico. Qualquer idade se envolve com a era da internet e os consumidores dessa máquina incrível não param de crescer.
As pessoas estão presas á internet, pois ela oferece vantagens para o dia . Como por exemplo, as pessoas deixam de ir ao supermercado para fazer as compras pela internet , que é um jeito muito mais fácil e que economiza tempo. Além das vantagens, a internet apresenta suas desvantagens, pois algumas pessoas compram por sites inseguros que acarretam problemas, como por exemplo, um produto quebrado.
Muitas pessoas trocam seus dias de lazer com a família ou com amigos para ficarem conectados. Porém, precisa-se de atenção, pois podemos conhecer pessoas e nos entregarmos a um relacionamento que nos levará à derrota, muitas vezes, emocional.
A internet é um meio rápido, que traz satisfação para aqueles que conseguem realizar suas tarefas de um modo seguro, aqueles que fazem novas amizades pelas redes sociais e para os que mantêm relações com parentes de outro lugar. Entretanto, atenção é o que não pode faltar, pois ela também pode levar a um caminho destruidor.

Anúncios

Sobre Aluno CEMP Online

Centro Educacional Manuel Pereira: nossa filosofia permeia a prática pedagógica, contemplando valores voltados à ascensão do aluno como ser humano completo.
Esta entrada foi publicada em Coordenação com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s